10 erros de marketing digital que a sua PME não pode cometer em 2019

3 Janeiro, 2019
3 Janeiro, 2019 admin

10 erros de marketing digital

Os 10 erros de marketing digital que não quer cometer em 2019 na sua PME são provocados, na maioria da vezes, pela imensidão do mercado, por oportunidades difíceis de identificar e por escassez de recursos humanos. Descubra com atenção os 10 erros comuns (poderiam ser 50!) que a digitalgreen selecionou e as estratégias para os evitar e/ ou solucionar.

O investimento em marketing digital não está a gerar o retorno esperado? É o momento de olhar criticamente para a estratégia e de a repensar.

Erro 1: Falta de planeamento da estratégia de marketing digital

O planeamento é o maior dos aliados para todas as empresas, sobretudo no que diz respeito à concretização dos objetivos de marketing digital. Se ainda não definiu as diretrizes da estratégia para o mundo online, está na altura de o fazer.

Construa um plano de marketing suficientemente detalhado para orientar os profissionais no dia-a-dia, mas suficientemente flexível para se adaptar aos resultados que as ações vão gerando. O plano de marketing deve ter:

  • Análise-diagnóstico da empresa, do mercado e da concorrência.
  • Análise SWOT.
  • Definição de objetivos.
  • Escolha de opções estratégicas.
  • Marketing mix.
  • Avaliação e atualização do plano de marketing.

Sugestões:

  1. Invista tempo no desenvolvimento de um plano de marketing.
  2. Peça apoio profissional quando não tem a certeza do caminho a seguir.
  3. Analise sempre o que a concorrência está a fazer e defina uma lista de competidores (não concorrentes).
  4. Crie um plano possível de colocar em prática, identificando as necessidades que levantará e como as colmatar.
  5. Mantenha-se fiel ao plano, mas flexível para o adaptar sempre que necessário.
  6. Pergunte sempre: Está a fazer o marketing certo para a sua marca?

Erro 2: Não investir na presença online da empresa

Ser pequena ou média empresa é irrelevante quando falamos de estar online. A sua presença na web é essencial para o crescimento do negócio, independentemente do setor de atuação ou da dimensão. Não investir na presença online da sua empresa é um dos 10 erros de marketing digital mais comuns entre PMEs em Portugal.

Sugestões:

  • Construa e/ ou mantenha atualizado o website da sua empresa. É a porta de entrada para a marca na Internet e onde os (potenciais) clientes podem encontrar tudo o que precisam e procuram. Para o caso de ainda não ter um website, a sua marca estará a perder oportunidades?
  • Garanta que a comunicação em redes sociais não contraria o website nem o deixa esquecido. Crie publicações interdependentes.
  • Desenhe uma estratégia multicanal, identificando os canais mais adequados para a sua marca e definindo ações específicas para cada meio.

Erro 3: Negligenciar a criação  e promoção de conteúdo próprio

Quando está a desenvolver marketing de conteúdo, deverá ter sempre em mente três aspetos: utilidade, relevância e eternidade. Ou seja, o conteúdo deve ser útil, relevante e atemporal para o seu público-alvo. O marketing de conteúdo resume-se ao desenvolvimento de conteúdos relevantes para as pessoas a que pretende chegar, de forma a gerar retorno para a empresa. Os conteúdos podem ser tutoriais, educacionais, profissionais ou de entretenimento. Comece sempre pela utilidade, melhore com o conhecimento analítico que for recolhendo e aprimore com empatia e amor.

No entanto, não basta criar conteúdo. É fundamental promover o que produz. Adote uma posta de proatividade, que é como quem diz: transforme a sua empresa na responsável pelos objetivos que pretende alcançar. Pode investir em redes sociais, num blog, em email marketing, entre outros.

Sugestões: 

  • Não queira estar em todo o lado ao mesmo tempo. Selecione os canais mais adequados, desde as redes sociais a marketplaces e blogs.
  • Evite que os canais onde a PME está pareçam desatualizados ou descuidados.
  • Esteja o mais presente possível.
  • Analise sempre o mercado antes de avançar: quais são as necessidades do seu público-alvo, o que é que a concorrência está a fazer e como é que pode ser diferente são perguntas a considerar.
  • Nunca se esqueça de analisar os resultados.

Erro 4: Vendas produtos ou serviços em vez de valor acrescentado

As empresas existem para resolver necessidades humanas. As marcas existem para mostrar como as empresas são maravilhosas ao resolver necessidades humanas. O marketing digital é o meio para potenciar a relação entre marcas e pessoas. Se tem a solução para um problema, faça com que os clientes percebam que a sua marca é a escolha certa, A realização de escolhas, o processo de tomada de decisão, é a tragédia quotidiana dos consumidores.

Sugestões:

  • Aposte em conteúdo claro, simples e útil para informar os potenciais clientes.
  • Ajude o cliente a descobrir que a sua marca é excelente para resolver o problema que tem.
  • Torne-se a escolha natural para os potenciais clientes com a partilha de testemunhos e uma política de pós-venda sem beliscões.

Erro 5: Desconhecer as buyer personas da empresa

Quem são os seus potenciais clientes?

É a partir daqui que deve começar a implementar não só a sua estratégia de marketing digital como qualquer investida da equipa comercial ou desenvolvimento de novos produtos e / ou serviços. Faça a representação do seu cliente ideal e salte este erro da lista dos 10 erros de marketing digital sua empresa pode estar a cometer.

Sugestões:

  • Construir o perfil do cliente ideal da marca, recolhendo toda a informação necessária para tal.
  • Desenhar pelo menos três perfil de cliente e criar estratégias para todos.
  • Combinar conhecimento técnico com feedback da equipa e dos clientes.

Erro 6: Total desconhecimento da jornada do cliente

O desconhecimento do cliente ideal da marca implica o desconhecimento das suas necessidades e como poderá chegar à sua empresa para encontrar a solução que procura. A jornada do cliente é o caminho que o consumidor faz até chegar ao que procura e comprar.  Existem várias empresas que podem ajudar na criação desta jornada, desde agências de marketing digital a entidades de estudos de mercado.

O erro 6 é um dos mais comuns dos 10 erros de marketing digital identificados pela digitalgreen. Em que fases de divide a jornada do cliente?

Fase 1: awareness (ter conhecimento de, estar atento a)

Ocorre quando as empresas trabalham para serem encontradas. Por exemplo: uma pesquisa no Google por marcas de equipamentos informáticos mostrará as marcas que, por norma, têm maior destaque na web. Isto é um exemplo de awareness. Todavia, quando as pessoas pesquisas diretamente por uma marca de equipamentos informáticos, estamos noutro estádio de awareness. A aprendizagem e a descoberta são os processos nucleares da fase 1.

Fase 2: Consideração da solução

O consumidor tem consciência do problema e está à procura da solução, sendo que a sua conversão em lead dependerá da forma como a marca mantém o interesse do potencial cliente nas suas soluções.

Fase 3: tomada da decisão de compra.

É a fase final do caminho, o clímax da jornada de cliente e o momento mais aguardado e desejado pelas marcas.

Sugestões:

  • Entenda a jornada do seu cliente.
  • Desenvolva conteúdos gerais e maioritariamente educativos.
  • Ajude o potencial cliente a entender qual é o seu problema.
  • Evidencie os efeitos do problema e depois ofereça soluções.
  • Mostre que a sua marca é a melhor opção: testemunhos de clientes, casos de sucesso, parcerias com outras marcas, canais digitais atualizados, entre outros.
  • Mantenha o equilíbrio entre conteúdo comercial e informativo.
  • Não julgue que a jornada do cliente termina na compra. Atrair e converter é apenas uma fase. Falta fidelizar.
  • Supere expectativas.
  • Ofereça experiências de consumidor agradáveis.

Para saber mais sobre a jornada do cliente, assista ao webinar organizado pela digitalgreen “Conhece a jornada digital dos seus clientes?”:

Erro 7: Desvalorizar a concorrência

A falta de atenção na concorrência pode gerar efeitos extremamente negativos na sua empresa e colocar em causa a sua competitividade. Existem várias ferramentas de análise da concorrência, nomeadamente da forma como está online, como a woorank (permite saber com que palavras-chave estão posicionados os seus concorrentes nos motores de busca). 

Sugestões:

  • Compreenda em que canais é que a concorrência investe.
  • Analise a forma de interagir e comunicar com as respetivas comunidades online.
  • Compare a estratégia de alguns concorrentes (sobretudo competidores) com a da sua empresa.
  • Saiba quais são as tendências.
  • Identifique oportunidades e especialize-se.

Erro 8: Descurar o investimento em SEO

As melhores formas para vencer em SEO é investir ininterruptamente em SEO. Isto é, tenha cuidado com as palavras-chave que utiliza, trabalhe o link building com naturalidade e otimize. O SEO (Search Engine Optimization) funciona, mas precisa de tempo e trabalho contínuo. É a forma como surge nos motores de busca.

Sugestões:

  • Foque-se em palavras-chave de cauda longa (long tail). Segmente ao máximo o seu conteúdo. Torne-se especialista e não fale apenas de forma genérica.
  • Dê soluções focadas em necessidades específicas, de forma personalizada e exclusiva.
  • Identifique as palavras-chave com maior potencial para sua empresa: keyword planner, woorank, ubersuggest, entre outras ferramentas.

Erro 9: Marketing e vendas desalinhados

A criação de um plano de marketing alheado do plano de vendas ou vice-versa está entre um dos 10 erros de marketing digital com maior impacto negativos na concretização dos objetivos. Se o marketing e as vendas não estiverem alinhados:

– Aumento da dificuldade em gerar leads de qualidade.

– Ruído e conflitos entre equipas.

– Resistência à implementação de mudanças ou táticas do marketing pelas vendas.

– Taxas de retenção e fidelização de clientes mais baixas.

– Dificuldade acrescida em fechar negócios.

Sugestões:

  • Envolver as equipas no desenvolvimento dos planos de marketing e vendas.
  • Traçar objetivos e estratégias comuns.
  • Manter os departamentos atualizados.

Erro 10: Pensar que o marketing é estático

No marketing, sobretudo no digital, nada é estático. A marca que não acompanhar a mudança é ultrapassada pela concorrência e pelo próprio consumidor. Chame a atenção dos seus potenciais clientes, mas sem ser de forma invasiva. Opte por métodos diferentes, com a disponibilização de informação importante. Esteja (sempre) disponível.

Sugestões:

  • Manter-se sempre informados das novidades, mas sem cair na tentação de querer colocar tudo em prática.
  • Ouvir os clientes e estar atento às necessidades.
  • Usar os canais a seu favor: email marketing, redes sociais, SEO, website, marketplaces, feiras internacionais, ebooks, webinars, entre outros.

Os 10 erros de marketing digital

Os 10 erros de marketing digital que a sua empresa não pode cometer em 2019 são apenas uma seleção dos auto-sabotadores que pode estar a utilizar para o crescimento da sua marca. Para os solucionar, pode falar com a nossa equipa.

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