Qual é o seu humor digital? Conte-nos tudo

8 Abril, 2018
8 Abril, 2018 ricardo

O seu humor digital é o principal responsável pela metamorfose online da sua empresa ou organização. Nunca ouvir falar no conceito? Não há problema. O indicador debruça-se essencialmente na confiança dos líderes das PME e empreendedores relativamente ao potencial da tecnologia digital e social para criar negócio e comunicar. Descubra se é otimista, neutro ou pessimista.

Ser, querer ou estar online são estados diferentes para o mesmo fim: atuar de forma inteligente na área digital. Os desafios para as PME, ideias e marcas são muitos e a digitalgreen tem como missão facilitar esta atuação.

Em que se traduz?

mood digital varia de acordo com o que os gestores pretendem com a sua presença digital das empresas:

  1. Identificar novas oportunidades de negócio.
  2. Conhecer os fatores que determinam as decisões de compra dos consumidores e aumentam conversões.
  3. Trabalhar a lealdade dos clientes.
  4. Chegar a novas geografias ou internacionalização.
  5. Reconhecer as estratégias que geram mais vendas.
  6. Comunicar a mensagem da marca.
  7. Compreender e estreitar a relação com clientes e potenciais clientes.

Humor digital: como se mede?

Qual é o seu humor digital Conte-nos tudo

O gestor otimista já reconheceu que a tecnologia digital é crucial para o sucesso do seu negócio. Representam uma forma de explorar novas oportunidades, aumentar vendas e fidelizar clientes. No entanto,  ainda não transforma cada interação online numa oportunidade de valor e precisa de uma estratégia de marketing digital integrada e sustentada.

O gestor neutro não tem uma opinião consolidada sobre as vantagens da economia digital e como aproveitá-las no seu caso particular. Conhece as tendências, já ouviu casos de sucesso e fracasso, mas ainda não sabe o suficiente para tomar decisões. Embora não exclua a transformação digital, também não é seu defensor.

O gestor pessimista tende a olhar para os riscos em detrimento das oportunidades. Provar valor e aumentar a notoriedade da sua empresa pode ser arruinada por ações mal planeadas e falta de sensibilidade para as exigências do mercado. É uma tipo de humor mais defensivo e desconfiado, que utiliza exemplos flagrantes de polémicas ou insucessos para justificar a ausência de estratégia. O valor que os canais digitais podem trazer para o sue negócio não é considerado. Nos prós e contras, ganham claramente os argumentos contra.

Quais são os números?

Mais de metade das PME (61%) não tem uma estratégia de marketing digital ou é principiante na utilização de ferramentas digitais. Em 2016, Portugal contava com 801 867 pequenas e médias empresas. Juntas, eram responsáveis por 2,3 milhões de postos de trabalho e geradoras de 51,1 mil milhões de euros de valor acrescentado bruto. Representam 78,1% do emprego e pesam 68,5% do VAB.

A internacionalização e a presença digital são dois investimentos essenciais para as PME e 2018 é o ano natural para a transformação ou reinvenção. As dificuldades assinaladas para a mudança devem-se a fatores como:

  1. Ausência de recursos humanos e técnicos.
  2. Ausência de competências.
  3. Utilização ineficiente de canais digitais e sociais.
  4. Falta de conhecimento e cultura analítica.

Tendências do marketing digital 2018

  1. Conteúdo relevante.
  2. Vídeo marketing.
  3. Realidade aumentada e realidade virtual.
  4. Orientação mobile.
  5. Chatbots e assistentes digitais.
  6. Redes sociais.
  7. Instant messaging.
  8. Análise de dados e conhecimento analítico.
  9. Experiências personalizadas.
  10. Foco no utilizador.
  11. Segurança – protocolo SSL.
  12. Transformação digital.

Não se esqueça de perguntar

  1. Qual é a finalidade de estar online?
  2. Como posso estar e para quem?
  3. Preciso de ter uma estratégia de marketing digital?
  4. Qual é o meu caminho?

No fundo, é corajoso para estar online da forma como sabe que deve estar mas ainda não conseguiu?

A equipa da digitalgreen quer trabalhar consigo. O sucesso das estratégias que planeia e executa não podem depender do humor digital de gestores mas do conhecimento profundo do mercado em que atua, dos seus clientes e das propostas de valor que faz.

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Desenvolvemos estratégias de marketing digital e gestão do conhecimento focadas em criar oportunidades de valor para a sua empresa. Deixe de olhar pela janela por medo e dê o passo seguinte.

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