Marketing digital B2B: dê um pontapé de bicicleta nos resultados

12 Maio, 2018
Posted in Estratégias
12 Maio, 2018 admin

Em marketing digital B2B, branding, storytelling, SEO, analytics, inbound marketing e otimização de taxas de conversão são algumas das principais tendências de futuro. No entanto, hoje vamos falar de marketing de conteúdo, em especial blogging. Escolher bem as palavras, escrever conteúdo relevante,  focar-se nas pessoas e encontrar um conceito único são estratégias para dar um pontapé de bicicleta nos resultados dos seus canais digital. Com personalidade.

Todos os dias são publicados milhões de artigos em blogues. A criação de conteúdo já não é suficiente para captar a atenção, gerar visitar, aumentar a conversão ou melhorar a posição nos resultados de motores de busca. O blogging, enquanto especialização do marketing de conteúdo, pode ser um trabalho a tempo inteiro. É crítico para o marketing digital e um dos pontos-chave do novo modelo de marketing, sustentado por:

  • Execução.
  • Estratégia.
  • Análise.
  • Planeamento.

Modelo M3 (Modern Marketing Model), referido por Ashley Friedlein, autor do livro “Modern Marketing Manifesto” e uma das figuras mais influentes em marketing digital.

Leia também: Marketing B2B: como criar personas e fidelizar clientes

Basta abrir o seu sistema de gestão de conteúdo (CMS) e começar a despejar ideias sobre um determinado tópico? Não. O marketing digital B2B, à semelhança do marketing de forma mais lata, precisa de orientar a sua estratégia de conteúdo nos quatro pontos acima referidos para dar um pontapé de bicicleta nos resultados. De que forma é que isto se traduz no dia-a-dia?

Marketing digital B2B - dê um pontapé de bicicleta nos resultados - digitalgreen

  1. Defina uma estratégia: é fundamental garantir que as diretrizes estão documentadas para o blog da sua marca ou empresa. Inclua o tipo de conteúdo, os horários, autores e formatos.
  2. Conteúdos evergreen e aprofundados: o sucesso do marketing de conteúdo depende da qualidade do que escreve. A procura por um conceito único não se pode traduzir apenas em artigos longos (recomendação: 1000 palavras no mínimo para SEO). Significa partilha de informação relevante e útil, complementar, envolvente e humana. As empresas devem deixar de ser empresas para serem pessoas quando estão a produzir conteúdo. Opte pela personalidade. A pontuação é uma arma poderosa nesta missão.
  3. Identifique necessidades e desejos dos seus visitantes: este é o ponto de partida do blogging. Identificar quais são as necessidades dos seus visitantes e oferecer soluções.  Dê sugestões, ofereça dicas, explique, clarifique, ajude a encontrar respostas, guie.
  4. Utilize o vídeo: atualmente, o Youtube tem mais de 1,5 mil milhões de utilizadores. Todos os dias ,milhares de vídeos são partilhados.
  5. Os apelos à ação são mesmo para usar.
  6. Aproveite o Analytics: a ferramenta da Google permite perceber qual é o conteúdo popular, os produtos mais procurados, as páginas mais visitadas. Utilize este recurso para identificar padrões e construir táticas de potenciamento.

Os compradores B2B lêem, em média, 3 a 5 artigos antes de contactarem um representante de vendas ou tomaram uma decisão de compra. 

De acordo com Neil Patel, o tráfego de um blogue aumenta mais de 70% a partir do momento em que ultrapassa os 50 artigos publicados. No entanto, a quantidade deve estar aliada à qualidade do conteúdo. Só assim consegue superar a concorrência e afirmar-se como fonte de informação credível e especializada.

Leia também: Guia de E-commerce: o carrinho da sua loja online não é um lugar silencioso

Revisão Marketing digital B2B

  1. Documente tudo. A estratégia deve estar bem clara para todos na empresa.
  2. Melhore o blogue com o tipo de artigos que escreve: longos e aprofundados, com contexto sempre que possível.
  3. Recupere artigos antigos integrando-os em novas publicações e fazendo revisões de SEO.
  4. Opte por instruções passo a passo.
  5. Integre vídeo.

Leia também: Email marketing poderoso: Quero-te tanto!

Acelerar o seu negócio no ecossistema digital depende de estratégias como o blogging. A digitalgreen pode ajudar a agarrar oportunidades. Fale connosco para dar pontapés de bicicleta nos seus resultados.

, , , , , , ,