Instagram para Empresas: apenas amigos ou uma história em expansão?

14 Junho, 2018
14 Junho, 2018 ricardo

O Instagram para empresas é importante para todas as empresas? Sim. Se quiser colocar a sua marca em frente ao seu público-alvo, sim deve investir no potencial de uma rede com mais de 800 milhões de utilizadores ativos por mês. O sucesso da sua conta depende da forma como combina estratégia com criatividade.

O que vamos explicar neste artigo?

  1. Princípios básicos: da criação de uma conta à definição de metas ambiciosas mas alcançáveis.
  2. Formas para criar conteúdo visual forte e original, deixando a imaginação brilhar.
  3. Práticas de análise do conteúdo e medição dos resultados.

Criar uma conta profissional (business account)

O primeiro passo para começar a fazer marketing no Instagram é a criação de uma conta profissional. Assista ao vídeo para ficar a saber mais e, se quiser, pode seguir os passos.

Otimizar a sua conta de Instagram

A otimização de uma conta de Instagram para empresas significa:

  • Escrever uma biografia apelativa e que apele à ação. Tem 150 caracteres para descrever o seu negócio.
  • Utilizar uma imagem de perfil reconhecível. O logótipo é uma escolha tradicional e segura.
  • Selecionar um link de perfil adequado. O Instagram não é clicável, o que significa que o link que escolhe para a bio deve ser certeiro. Normalmente, coloca-se o link do website ou para um novo produto/ serviço.

Seguir as contas certas

Seguir outras contas é uma das primeiras decisões a tomar. Quem deve seguir?

  • Parceiros.
  • Influenciadores do mercado em que atua.
  • Marcas que inspiram o seu negócio.
  • A concorrência.

Os propósitos desta seleção são:

  1. Analisar o conteúdo partilhado.
  2. Identificar padrões na frequência das publicações.
  3. Compreender o envolvimento com as comunidades.
  4. Perceber o tipo de informação partilhada.
  5. Acompanhar tendências .

Definir objetivos para a estratégia de marketing

Quais são os objetivos da sua marca ao criar uma conta de Instagram para empresas? Sugestões:

  • Maior envolvimento.
  • Aumentar a notoriedade.
  • Elevar o número de seguidores.
  • Expandir a comunidade.
  • Gerar leads.

Leia também: As pesquisas nos motores de busca: eu posso, eu preciso ou eu devo?

Independentemente dos objetivos que define garante que são:

  • Específicos.
  • Mensuráveis.
  • Atingíveis.
  • Realistas.
  • Temporizáveis.

As métricas devem estar alinhadas com os objetivos estratégicos da organização. Só assim poderá reforçar a vantagem competitiva da empresa e gerar oportunidades de negócio.

Como medir o investimento no Instagram para Empresas?

Garanta que acompanha a evolução de 5 elementos nucleares:

  1. Data.
  2. Seguidores.
  3. Tipo de publicação (inspiração, produto, cultural, entre outros).
  4. Tempo.
  5. Envolvimento.

Os dados permitirão tomar decisões estratégicas sempre que partilha uma publicação na rede social. Saiba o que funciona, o que não funciona, e aprenda a potenciar as oportunidades.

Planeamento da Estratégia de Conteúdo

Tudo o que partilha deve ter um propósito, perseguir um objetivo e fortalecer a marca. Para ajudar a esclarecer estes três pontos, defina uma estratégia de conteúdo clara, simples e prática.

Comece por contar a sua história

Como é que pode ligar a sua história à sua audiência?

Agarre a ideia original responsável pela fundação da sua empresa e comece a partir daí. Para encontrar a sua narrativa, coloque três questões:

  1. Qual é a ideia nuclear dos seus produtos?
  2. Do que é que os clientes gostam nos seus produtos?
  3. O que é que a sua audiência poderia sentir falta se a sua empresa encerrasse amanhã?

Compreensão das publicações com melhor desempenho

Todas as comunidades têm nichos e o importante é compreender o que resulta e o que não resulta. Quais são os tipos de publicações que quer fazer e que mais envolvimento geram?

  • Inspiração: motivam os seguidores.
  • Cultura organizacional: estão alinhados com o coração da sua empresa e alinham os seguidores com a marca.
  • Produto/ serviços: são essenciais para o Instagram. O objetivo é sempre gerar novos negócios e o Instagram é ótimo para mostrar produtos, explicar como funcionam, promover novidades e aumentar o interesse.
  • Eventos: partilhe os eventos que a empresa organiza ou em que participa.
  • Factos interessantes ou curiosos.
  • Design gráfico.

Construção do estilo visual e da estética da marca

O Instagram é, antes de qualquer outra coisa, visual. Como é que consegue partilhar a narrativa da sua empresa de forma visualmente consistente e apelativa? Não passe à frente nenhum destes 3 fatores:

  1. Luz natural. A qualidade da luz pode levar as suas fotografias para o próximo patamar.
  2. Regra dos terços: divida mentalmente o cenário em três terços verticais e horizontais. Esta grelha permite revelar quatro pontos de interesse da imagem é aqui que deve estar o elemento mais atraente a fotografar.
  3. O filtro a utilizar. A edição é mestre na mensagem das fotografias. Escolha um ou dois filtros que sejam consistentes com a imagem da empresa e capte a atenção.

Ferramentas populares do Instagram

VSCO: para aplicar a regra dos terços e editar imagens.

Snapseed: ferramenta de edição.

Iconosquare: medição dos envolvimentos dos seguidores.

Instaeasy: interage com outros perfis no Instagram de forma automática.

Flipagram: reúne fotografias, coloca uma faixa sonora e transforma tudo em vídeo. Também permite pesquisar as hashtags mais populares no segmento em que atua.

Como escrever para o Instagram

  1. Hashtags: permitem que as suas publicações sejam encontradas por pessoas que não encontrariam de outra forma. Para saber quais são as mais populares, utilize esta ferramenta: Top-Hashtags.com.
  2. Identifique influenciadores do seu nicho.
  3. Adicione a localização: se o seu negócio for particularmente conhecido numa área geográfica, faz todo o sentido utilizar esta ferramenta.

Timing

Os melhores horários para publicação variam de negócio para negócio assim como de localização para localização. Os dados que tem vindo a recolher serão úteis para encontrar padrões e tomar decisões. Para definir tempos:

  1. Defina horas de publicação.
  2. Estabeleça a quantidade de publicações por hora.
  3. Teste e melhore de forma permanente.

As melhores práticas no Instagram para Empresas: revisão

Prática número 1: Marca. Ou seja, foque-se no que torna a sua marca única e exclusiva.

Prática número 2: desenha cada publicação com qualidade e foco em vez de quantidade e dispersão.

Prática número 3: Comunidade. Envolva, interaja e participe.

Instagram para Empresas - apenas amigos ou uma história em expansão

As empresas adoram o Instagram. Porquê?

  • Permite obter informações sobre seguidores e publicações.
  • Pode promover publicações para atingir objetivos estratégicos.
  • Aumenta a notoriedade da marca.
  • Impulsiona a comunidade da marca.
  • Não tem limites geográficos.
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