Está a fazer o marketing certo para a sua empresa? O tal do fit estratégico

26 Julho, 2018
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26 Julho, 2018 ricardo

O plano de marketing certo para a sua empresa exige conhecer o percurso da organização até ao momento em que o está a elaborar. A estratégia está direcionada para os níveis de resultados que espera alcançar? Conhece as fraquezas e as forças do marketing da sua empresa? Descubra com a digitalgreen.

As suas ações de marketing digital estão no bom caminho? 

71% das pequenas e médias empresas em Portugal reconhecem a importância do marketing digital e social para crescerem. No entanto, 25% das PME continua sem uma estratégia e 36% fazem alguma comunicação sem uma estratégia definida. De referir que 99% do tecido empresarial no mercado nacional é composto por micro e pequenas empresas. As suas ações de marketing digital estão no bom caminho?

Um estudo da ActionCoach, divulgado em Maio deste ano, revela que 84% dos empresários portugueses investe menos de 2% do volume de negócios em marketing. Foram analisadas 130 empresas nacionais. A investigação concluiu que 18% das organizações tem investimento zero neste departamento. Mais de metade não tem uma equipa dedicada em exclusivo às vendas.

A economia digital, no entanto, parece estar a enraizar-se no modelo de negócio das empresas. 55% dos inquiridos define o tipo de marketing praticado nas suas organizações como sendo de caráter ‘digital’.

As opiniões são importantes?

24% das empresas contacta sempre os seus clientes para receber feedback sobre o serviço efetuado.

23% das empresas afirma que nunca pede feedback.

19% pede a opinião mensalmente.

18% contacta uma vez por ano.

Sobre este assunto, pode ler o artigo: Social proof – o poder das reviews online em projetos de eCommerce

O marketing certo para a sua empresa

As empresas estão a investir cada vez mais no mercado digital com três objetivos fundamentais:

  1. Angariar novos clientes.
  2. Aumentar a notoriedade da marca.
  3. Atingir novos mercados (internacionalização).

Em 2017, de acordo com previsões do consultora nova-iorquina Magna Global, Portugal investiu 556 milhões de euros no mercado digital. Entre 2018 e e 2022 espera-se que o mercado mantenha um crescimento positivo no que diz respeito ao investimento publicitário, com um comportamento situado entre 3% e 5%. Se faz parte do clube de empresas que investe em marketing digital:

O mundo já reparou na sua pegada digital?

O marketing certo para a sua empresa significa que já descobriu a estratégia mais adequada para que o mundo repare na sua pegada digital. Isto significa que existe fit entre marketing e clientes, apenas possível quando a empresa sabe qual é o caminho a seguir.

Assume-se como o guia de uma caminhada que se preparou antes de levar o grupo de pessoas por trilhos. Provavelmente, fez previamente reconhecimento do terreno, marcou os sítios por onde passar e os caminhos que não levam a lado nenhum.

A aproximação dos dois mundos: digital e empresas

Como é que as marcas estão a usar os canais digitais?

Qual é a representatividade destas ferramentas nos seus orçamentos?

As respostas debruçam-se em 5 grandes áreas do marketing digital: websites, redes sociais, eCommerce, mobile marketing e email marketing.

Conclusões do Digitrends

O Digitrends é um estudo com chancela da QSP – Consultoria de Marketing com o objectivo central de compreender como as marcas estão a utilizar os canais WEB. É uma pesquisa quantitativa com periodicidade anual, que cobre as principais áreas do marketing digital utilizadas pelas marcas. Este estudo (e pesquisa de mercado) fornece um quadro representativo da forma como as marcas com maiores investimentos publicitários utilizam o marketing digital dentro das suas estratégias globais de marketing e comunicação.

Em 2017, o estudo desenvolvido pela QSP, em parceria com a RTP, a WeDo Technologies e a Inova-Ria, confirmou a tendência de desvio do investimento nos meios tradicionais para os canais digitais pelos anunciantes portugueses. É uma tendência seguida por 75% dos inquiridos.

71,1% das marcas investe mais de 6% do orçamento de marketing ao digital, sendo que 53,5% investe mais de 11 nos canais digitais. Note-se que estes dados consideram apenas as marcas que possuem orçamento para marketing e, portanto, excluem todas as empresas sem estratégias ou formas de comunicação pontuais.

Quais são as áreas prediletas?

Redes sociais – 84,4% (destaque para o Facebook – página institucional e publicidade; e Youtube – vídeos promocionais e eventos)

Publicidade digital – 82,2%

SEO ou Search Engine Optimization – 60%

Outros dados

31,1% das marcas utilizam as redes sociais para prestar serviços de apoio ao cliente.

75,5% desenvolve estratégias de email marketing.

81,5% utiliza o mobile marketing.

27% dos maiores anunciantes possui canal de vendas online próprio.

O marketing certo para a sua empresa?

Antes da resposta, precisamos de dar alguns passos indispensáveis:

Passo 1. Ter uma equipa de marketing. No entanto, é crucial perceber qual é o perfil de marketer adequado.

Passo 2.  Políticas de preços ajustada e competitiva.

Passo 3. Rebentar o ego. Logo, não comunicar a empresa mas promover os benefícios de ser cliente da mesma.

Passo 4. Monitorizar, medir e adaptar.

Passo 5. Desenhar uma estratégia abrangente, interdisciplinar e afinada. Deve trabalhar diferentes aspetos e objetivos: gerar leads, fidelizar clientes, aumentar a taxa de conversão, aumentar a venda média e aumentar as margens.

Passo 6. Ter objetivos definidos, de preferência objetivos SMART.

Passo 7. Alocar um orçamento para marketing.

Passo 8. Elaborar um plano de marketing.

Passo 9. Trabalhar relações com os clientes.

Passo 10. Construir as personas do negócio e encontrar o público-alvo certo.

Passo 11. Ser consistente.

Passo 12. Criar conteúdo relevante.

Passo 13. Fazer follow-up.

Passo 14. Escolher os canais adequados à estratégia da marca.

Marketing certo para a sua empresa: o retorno

O retorno de um canal não é sinónimo de quão lucrativo este mesmo canal é. Isto porque é necessário considerar os custos associados e que variam de canal para canal. Qual é o canal com maior retorno?

  • SEO: é extremamente eficaz uma vez que o aumento do tráfego resulta da escolha e utilização das palavras-chave certas e que geram vendas. É um investimento a longo-prazo, com resultados que não serão imediatos.

Marketing certo para a sua empresa: #lições

Lição 1. Seja o/a melhor em SEO

Os preços da publicidade online continuam a crescer. Ver gráfico abaixo referente aos lucros da Google entre 2002 e 2017. Fonte: Neil Patel blog.

Está a fazer o marketing certo para a sua empresa-o-tal do fit estratégico-digitalgreen

Estratégia a integrar:

  • On-page SEO.
  • Link building.
  • Marketing social.
  • Marketing de conteúdo.

Lição 2. Aprenda a ser sexy

A otimização de conversão é um dos canais que mais retorno traz, muitas vezes à frente do SEO. Como e porquê?

Se já tem tráfego, a otimização é um dos melhores meios para crescer. Isto pressupõe testes e conhecimento analítico que permitem melhorar todas as variáveis sob controlo.

Marketing certo para a sua empresa: conclusões

  1. Invista em SEO.
  2. Defina orçamentos razoáveis e ajustados.
  3. Não descura a otimização.
  4. Evite a imitação. Estar onde todos estão não significa sucesso ou vendas.
  5. Teste. Sempre! As estratégias de marketing precisam de ser testadas, melhoradas e renovadas permanentemente.

Sabia que…

– Apenas 39% das empresas portuguesas estão online?

Curiosamente, 71% das PME consideram importante ter uma estratégia de marketing digital e social.

– 25% das PME não têm uma estratégia para a sua presença online.

– 36% das PME tem apenas um website como plano para a Internet.

– 5% das PME integra a tecnologia e os canais digitais na organização interna e externa.

Aproveite para (re)ler: A transformação digital das PME e os 4 gatilhos dos ecossistemas digitais

O digital e os portugueses

– 65% dos portugueses utiliza a Internet.

– 43% dos portugueses compram em plataformas de e-commerce.

– Mais de 90% da população portuguesa com idades entre os 15 e 44 anos acede à Internet.

– 2017: o volume de vendas resultantes do comércio eletrónico ultrapassou os 4,6 mil milhões de euros em Portugal.

– O nosso país integra-se um mercado único de enorme potencial, com 685 milhões de habitantes com mais de 15 anos, dos quais 296 milhões de e-shoppers.

Fonte: Tudo sobre eCommerce.

Conclusão

Se estiver à procura do marketing certo para a sua empresa, fale com a nossa equipa.

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