10 sinais de que o seu website precisa de ser atualizado

30 Julho, 2018
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30 Julho, 2018 ricardo

Existem dezenas de sinais de que o seu website precisa de ser atualizado. Compilamos os 10 mais importantes. A redecoração do seu website tem custos, mas não o fazer pode trazer custos ainda maiores. Quando é que é o momento certo para redesenhar o website? Sempre que pelo menos um destes sinais é identificado.

O prazo de expiração de um website é volátil. Por norma, é atribuído um prazo de validade relativamente pequeno. Como alguém disse um dia, “os websites envelhecem em anos de cão”. Por cada ano assinalado pelo seu website, na realidade é como se somasse mais sete anos. O ritmo da inovação é frenético e, caso não se esforce por acompanhar, rapidamente fica para trás na corrida.

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Os 10 sinais de que o seu website precisa de ser atualizado

Sinal 1: O website parece que congelou no tempo

Um ano após o outro, o conteúdo do website permanece o mesmo. Tradução: os visitantes habituais aborrecem-se e deixam de sentir necessidade e vontade de ir ao website. Os novos visitantes não fazem mais do que uma visita.

Dica: os visitantes precisam de novidades, gostam de marcas que os inspiram e valorizam quando são envolvidos nos ‘projetos’. Garanta que mantém o website ou o projeto de eCommerce ‘fresco’. 

Sinal 2: O desempenho está acima dos 4 segundos

A lentidão é um dos argumentos mais comuns para os visitantes saírem de um website ou loja online. Muitas vezes, determina a qualidade da experiência e influência a decisão de pedir informação, comprar um produto ou explorar melhor a ‘casa da sua marca’. Canais digitais lentos são alertas vermelhos para todos os negócios.

Dica: É possível implementar pequenas ações com impacto na velocidade do website e que não exigem investimentos elevados. 

Sinal 3: Não consegue ou tem dificuldades em atualizar o conteúdo e criar novas funcionalidades

É comum as organizações referirem  que não têm acesso acesso ao backoffice do website ou que têm vários condicionalismos no que conseguem editar. Tudo o que seja novo é definido como um serviço extra a cobrar. Se tem novo conteúdo para colocar, desde mais projetos, produtos acabados de chegar ou o lançamento de um serviço exclusivo, então deverá ter tudo o que precisa para, de forma autónoma, colocar online.

Dica: Ao avançar com o desenvolvimento de um novo website ou loja online garanta que a agência que escolhe trabalha com um CMS  (Content management system), como o WordPress, de forma a que, posteriormente, tenha toda a liberdade na gestão do canal em causa.

Sinal 4: Tem uma taxa de rejeição elevada

Onde há fumo, há fogo. O ditado é antigo, mas continua atual. Existe controvérsia quanto à validade deste indicador, mas, ainda assim, uma taxa de rejeição elevada é motivo para ficar preocupado.

Dica: Este indicador pode ter diferentes significados, como por exemplo: o website não é user-friendly, as campanhas de Google AdWords estão orientadas para o público-alvo errado, o design não é apelativo, entre outros. Essencialmente, indica que a primeira impressão não é positiva.

Sinal 5: O tráfego não converte em vendas

A ‘casa’ da sua marca pode receber muitas ou poucas visitas. Nem todas serão interessantes, mas quando recebe visitas e não existe conversão, então é um sinal de que precisa de redecorar a casa.

Dica: As landing pages podem não estar otimizadas. O website tem um design antigo, e aliado a conteúdo desatualizado, pode gerar desconfiança no utilizador.

Sinal 6: Ainda não tem blog

Ter um blog integrado num website é um serviço de qualidade obrigatório quando existem objetivos de marketing muito concretos. O conteúdo é uma das melhores formas de dar vantagem ao seu website relativamente à concorrência

Dica: Não adie a decisão de lançar um blog. É fundamental definir uma estratégia, desde o tipo de conteúdo, aos horário de partilha dos artigos e forma de comunicar.

Sinal 7: O website não tem espaço para interação

Os utilizadores precisam de interação como de água. Os websites cuja interação se fica pelos botões das redes sociais precisam rapidamente de uma atualização.

Dica: Os dados pessoais são uma das mercadorias mais valiosas do século XXI. Crie espaços de negociação com força para convencer os utilizadores a cederem os seus dados pessoais. Exemplos: ebooks, newsletters, campanhas exclusivas, entre outros.

Sinal 8: O website não é mobile nem responsivo

Ainda não está adaptado para ser visto em dispositivos móveis? É um dos sinais mais alarmantes de que precisa de remodelar o seu website. Agora mesmo. Mais de 40% das transações online acontecem em dispositivos móveis. A informação é revelada por dados de contas registadas no Google Analytics e que autorizaram a partilha dos dados. Dizem respeito ao período de Junho e Setembro de 2017. O seu website precisa de ser atualizado.

Dica: O caminho do marketing para pequenas, médias e grandes empresas é o caminho da personalização das soluções mobile e dos conteúdos. Há muito a temer, mas não é preciso reinventar a roda. Basta não ficar para trás. O milagre está em apenas criar relações fortes de pessoas para pessoas.

Sinal 9: Deixa que os utilizadores partilhem o conteúdo do seu website?

Todos os canais digitais existem para gerar novas oportunidades de negócio. Seja através de mais notoriedade, de mais mercados disponíveis ou de mais tráfego, no fim do dia o objetivo é ter mais vendas. O seu website permite aos utilizadores partilharem o que gostam com os amigos?

Dica: Se a resposta é negativa, corra para o backoffice do website e altere esta situação. Ligue para a agência com que trabalhe. Procure um novo parceiro tecnológico. Deve permitir aos utilizadores a partilha do seu conteúdo, nomeadamente nas redes sociais.

Sinal 10: Não tem imagens e/ ou vídeos?

O envolvimento emocional com as marcas tem no conteúdo visual um aliado tremendamente forte. Os clientes querem saber tudo. Gostam de detalhes.

Dica: As imagens e os vídeos ajudam a vender. São formas privilegiadas para contar histórias e atrair clientes. Texto, imagem e som são três gatilhos de experiências emocionais fortes. Trabalhe cada um deles para ser mais forte.

Nota final

O seu website precisa de ser atualizado? Por vezes, é mais barato, ágil e simples desenvolver um novo website ou loja online em detrimento da atualização do antigo. O melhor é pedir uma reunião para perceber o que faz mais sentido. Identificou-se com algum destes sinais?

O seu website precisa de ser atualizado.

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