6 estratégias para recuperar os carrinhos de compras abandonados

15 Janeiro, 2019
Posted in E-commerce
15 Janeiro, 2019 ricardo

As 6 estratégias para recuperar os carrinhos de compras abandonados?

Os carrinhos de compras abandonados podem representar um volume de oportunidades de enorme valor para o seu negócio online. Se tem potenciais clientes a encher o carrinho de compras para depois o abandonarem antes de finalizarem a compra, este artigo é para si!

 Carrinho abandonado em eCommerce: o que é?

Um carrinho abandonado em eCommerce é a desistência de finalização de compra após o (potencial) cliente ter explorado a sua loja online e adicionado produto(s) ao carrinho (cesto). Não é a imagem de carrinhos de compras a vaguear nos parques de estacionamento das superfícies comerciais.

Motivos para o seu seu projeto de eCommerce ter carrinhos abandonados
  1. O prazo de entrega é acima do esperado.
  2. A obrigação de criar conta.
  3. Valores de portes de envio elevados e desproporcionais ao valor da compra.
  4. Processo de check-out é confuso e interminável.
  5. Opções de pagamento insuficientes ou desencontradas com preferências dos clientes.
  6. Arrependimento (ou dúvidas) da compra.
  7. Aguardar por uma oferta especial para concretizar a compra.
  8. Problemas de usabilidade da loja online.
  9. O website não possui certificado SSL.
  10. O extraordinário “estou apenas a ver”.

Carrinho de compras abandonado é venda perdida?

Não!

A digitalgreen apresenta 6 estratégias para recuperar os carrinhos de compras abandonados em eCommerce:

Estratégia 1: remarketing em Facebook Ads

Pense as suas campanhas para ajudar os seus potenciais clientes a concluírem/ retomarem a compra. O remarketing no Facebook Ads incentiva o potencial cliente a comprar o produto que adicionou ao carrinho, mas que acabou por não adquirir efetivamente. Como criar campanhas de remarketing em Facebook Ads?

Passo 1: Instale o Pixel do Facebook: estas tags de código devem ser introduzidas na sua loja online e são obrigatórias para criar estas campanhas. O pixel permite ao Facebook cruzar informação sobre os visitantes da sua loja online e a base de utilizados registados na rede social.

Passo 2: Crie a sua audiência remarketing: utilize sempre a opção de públicos personalizados e selecione a opção ‘tráfego do site’. Deve direcionar as campanhas para os potenciais clientes que realizaram uma ação específica na sua loja online. Quanto mais focada for a sua audiência de remarketing, maior a probabilidade de conversão na sua loja online: é fundamental atingir as pessoas certas, nos momentos certos e com os produtos certos.

Passo 3: Aposte em anúncios de produtos dinâmicos: permitem às marcas criar campanhas de forma automática baseadas no seu catálogo de produtos. Os produtos apresentados aos potenciais clientes dependem do comportamento do utilizador dentro da sua loja online. Considera-se variáveis como: visualização de página de destino e adição de carrinho. Deve configurar todos estes elementos, ver, adicionar carrinho, comprar, entre outros, de forma a que o Facebook consiga receber a informação que necessita para realizar o remarketing.

Está quase…

Passo 4: Personalize os seus anúncios e nunca os deixe de atualizar: crie a sensação de exclusividade e escassez junto dos seus potenciais clientes. Exemplo: para os visitantes que adicionaram o carrinho nos últimos 3 dias de um determinado produto, crie campanhas com ofertas especiais, nomeadamente: ofereça os portes durante 3 dias ou um desconto no valor de “x%”.

Passo 5: Faça a medição das campanhas: avaliar o desempenho das campanhas é tão importante como criá-las. Só assim consegue perceber de que forma as audiências estão a reagir às mesmas.

Notas…

O remarketing pode ser definido de acordo com diferentes critérios, como por exemplo:

  • Quem realizou apenas uma visita;
  • Quem visitou o website mais do que uma vez;
  • Quem escolheu determinado produto;
  • Por valor gasto;
  • Quem acedeu ao blog;
  • Entre outros.

No entanto, para eCommerce, o ideal é seguir os critérios acima indicados.

Estratégia 2: Emails de recuperação de carrinho abandonado

Não se esqueça de colocar o campo de email no topo do formulário de compra para ficar com uma forma de entrar em contacto com a pessoa. Preocupações que deve considerar:

  • Recordar os produtos deixados para trás.
  • Lembrar que abandonou o carrinho de compras da sua loja online.
  • Perceber se existem dúvidas e hesitações e como podem ser ultrapassadas.
Estratégia de emails de Trigger Marketing:

Planeie uma sequência de emails a enviar em momentos distintos para a mesma pessoa. Pode enviar apenas um email ou 20, tudo depende do seu público-alvo, do negócio, da loja virtual, entre outros. Contudo, o sistema de email marketing Klavyio sugere a realização de campanhas de 3 emails.

O 1.º email

30 minutos a 2 horas após o abandono do carrinho é o tempo indicado para enviar o primeiro email.

Trabalhar a confiança e a experiência do cliente na sua loja online é o foco. Crie um email curto, mas com toda a informação:

  1. Lembre a pessoa que deixou o carrinho abandonado;
  2. Recorde e mostre os produtos que ficaram no carrinho;
  3. Pergunta se teve algum problema no check-out;
  4. Pergunte se e como pode ajudar;
  5. Aborde a política de segurança e de devoluções, remetendo para as suas respectivas páginas no teu site;
  6. Integre um link para que possa retomar a compra, com uma chamada para acção. Exemplo: “Comprar agora”.

O 2.º email

Nas 24 horas seguintes.

Trabalhe a urgência e recuperar o carrinho, uma vez que o stock de produtos é limitado e não estará disponível eternamente.

  1. Mostre novamente os produtos abandonados no carrinho. Inclua sempre um link de regresso.
  2. Revele sempre disponibilidade para esclarecer dúvidas.

O 3.º email

Entre as 48 e as 72 horas.

Se for o último email, estabeleça um prazo limite para recuperar o carrinho.

Pense em incentivos: cupão de desconto, oferta dos portes, entre outros.

10 estratégias para recuperar os carrinhos de compras abandonados

Opte sempre por títulos de email simpáticos e simples. Evite a agressividade. Bons exemplos:

  • Acho que deixaste algo para trás…
  • Esqueceste alguma coisa…
  • Olá [nome], posso ajudar?
  • Uppsss… Não percas as tuas compras
  • (nome) deixaste os teus sacos na caixa…
  • Não te esqueceste de nada, [nome]?
  • O teu carrinho sente-se sozinho!
  • A tua encomenda não está a caminho!

Fonte: Kaksi Media.

Estratégia 3: remarketing em Google Ads

O remarketing em Google Ads pode ser utilizado tanto na rede display como na rede de pesquisas.

Na rede display: os anúncios da sua loja online são exibidos em sites parceiros visitados pelo seu potencial cliente.

Na rede de pesquisas: os anúncios da sua loja online apenas são exibidos em pesquisas relacionadas com os produtos e/ ou serviços oferecidos pelo seu negócio no Google.

Saiba como aqui estas campanhas aqui.

Estratégia 4: diversifique as opções de pagamento

Os pagamentos são um dos elementos mais críticos numa loja online. Deve ter diferentes formas de pagamento, para garantir que o seu potencial cliente tem a opção que prefere ou com a qual se sente mais confortável.

Como fazer pagamentos na Internet de forma segura?

Que sistemas escolher?

Sugestões:

  1. Cartão de crédito e de débito: escolhas simples e populares, mas com fragilidades na possibilidade dos dados pessoais serem roubados por terceiros.
  2. Paypal: sistema de pagamento eletrónico mais popular do mundo.
  3. MB WAY: solução MULTIBANCO que permite fazer transferências instantâneas, compras online e físicas, gerar cartões virtuais MB NET e ainda levantar dinheiro através do smartphone, tablet ou PC.
Estratégia 5: ajude sempre o consumidor

O email marketing, as redes sociais e o SMS marketing são bons canais para perceber se o cliente teve dificuldades a terminar o pedido na sua loja online. No entanto, invista também num FAQ completo, informativo e simples.

Estratégia 6: SMS marketing

O SMS marketing pode dar um impulso, senão mesmo um empurrão, na conversão de carrinhos de compras abandonados em vendas. O segredo é o relacionamento próximo com o cliente. O que é o SMS Marketing?

– Técnica de marketing que recorre ao envio de mensagens para o telemóvel, de forma a concretizar vendas e a manter o contacto com o (potencial) cliente.

Utilizar o SMS Marketing para relembrar que a pessoa tem um carrinho abandonado e que o pode recuperar e ainda ter benefícios. Para tal, no formulário de compra necessitará de ter o campo de telemóvel. É essencial o SMS ofercer ao cliente a opção de “opt-out” para se remover caso se sinta incomodado com as mensagens.

Carrinhos de compras abandonados?

Planeie, segmente, incite, automatize e relembre!

A digitalgreen pode ajudar a implementar cada uma das 6 estratégias indicadas para converter e recuperar carrinhos de compras abandonados. Fale connosco.

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