O seu negócio precisa de um blog de sucesso? Os 7 porquês estratégicos

5 Fevereiro, 2019
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5 Fevereiro, 2019 ricardo

O seu negócio precisa de um blog de sucesso? Os 7 porquês estratégicos

Apostar num blog oficial da marca é uma decisão estratégica acertada em 2019 ou uma escolha fora de moda? Estar online gera visibilidade e autoridade para os negócios. Conquistar clientes, na gíria digital, é atrair visitantes e convertê-los. Ter um blog de sucesso é uma das opções para concretizar este objetivo transversal a todos os negócios. Se o seu negócio precisa de um blog? Provavelmente sim. Temos sete porquês estratégicos para suportar esta conclusão.

Curiosidade

– Sabia que o primeiro blog da Internet foi criado em 1994 por Claudio Pinhanez, cientista do MIT Media Lab? 

25 anos depois, os blogs já não são propriamente diários e passaram a assumir-se como um dos canais mais poderosos para construir as love brands, a par das redes sociais. Quando um blog é criado enquanto canal oficial de uma marca, recebe a designação de blog corporativo. A Microsoft foi pioneira neste universo ao criar o Channel 9, em 2004. Porquê a aposta num blog? Conheça os 7 porquês estratégicos:

Porquê número 1: Aumenta a sua autoridade

A concorrência é crescente e o online tem vindo a tornar-se cada vez mais competitivo. Captar a atenção e ser reconhecido pela qualidade é tarefa árdua. Apostar num blog, e procurar que seja de sucesso, pode contribuir para aumentar a autoridade da sua marca no nicho de mercado em que atua.

Procure especializar-se numa área específica, ultrapasse os artigos comerciais, e cria conteúdo que revele conhecimento, experiência e valor.

Porquê número 2: harmonia perfeita com o website

O blog corporativo e o website podem ser canais totalmente distintos ou complementares. Qualquer que seja a sua escolha para o seu negócio, o blog adapta-se perfeitamente. Porém, conciliar ambos os meios e trabalhá-los conjuntamente pode garantir uma estratégia mais focada e bem-sucedida.

Porquê número 3: ajuda a vender

Os blogs corporativos, como outra estratégia de marketing (digital e de conteúdo), querem gerar vendas. Se conseguir que o seu blog seja um veículo de autoridade e tiver capacidade para o alimentar tempo suficiente, conseguirá não só fidelizar leitores como provavelmente conquistar novos clientes.

O blog tem o enorme potencial de criar e consolidar relações com pessoas e na economia digital vender significa, muitas vezes, um romance inicial que se consuma em compras. O eCommerce está a crescer em Portugal, com o comércio eletrónico a vale cerca de 75 mil milhões de euros no mercado nacional, de acordo com o estudo da economia digital realizado pela ACEPI e pela consultora IDC.

Porquê número 4: Impulsiona a notoriedade e o posicionamento online

As pesquisas nos motores de busca são cada vez mais focadas e aparecer nos três primeiros resultados da primeira página de qualquer motor de busca deveria ser o objetivo concreto das marcas com presença online. O sucesso das marcas depende da forma como conseguem responder às perguntas do utilizador. O importante é não esquecer que a tendência é para a utilização do pronome “Eu”! A cultura do “Eu” já chegou à Internet.

Investir num blog é uma extraordinária forma de responder às questões do utilizador sem parecer demasiado comercial. Um blog tem a capacidade de transformar o seu negócio numa autoridade e a ser encontrado no caos do ecossistema online.

Porquê número 5: multicanal

Um blog de sucesso é multicanal e polivalente. Ou seja, consegue comunicar de diferentes formas e através de diversos meios, como texto, imagens, vídeos e infografias, mas também abordar assuntos variados e partilhá-los em canais distintos. Um blog é também uma excelente forma de trabalhar a capacidade lógica e estratégica de um negócio, de olhar analiticamente para os comportamentos dos clientes e visitantes e, claro, de comunicar com os mesmos.

Porquê número 6: consciencialização do seu público-alvo

Procurar soluções para problemas nos motores de busca é a realidade diária de milhões de pessoas. As oportunidades que estes comportamentos escondem são evidentes. Se produzir o conteúdo certo, acabará por adquirir o estatuto de negócio certo para o problema em causa e conseguirá esclarecer, educar e consciencializar o seu público para os assuntos que aborda e as soluções que oferece.

Porquê número 7: interatividade

Estar online já não é suficiente. Comunicar de forma unidirecional prejudica mais do que traz benefícios. Tudo porque a interatividade é exigida pelos consumidores e, até, considerada como garantida para a sobrevivência das marcas nos dias que correm. Experiências interativas e imersivas são a nova missão dos negócios de sucesso.

Como criar um blog de sucesso?

  • Estude e identifique o seu nicho de mercado (construa personas).
  • Encontre a plataforma de blogging certa para o seu negócio. Sugestões WordPress e Blogger.
  • Escolha um domínio, ou um nome de projeto, relevante para o nicho em que atua e que seja facilmente encontrado.
  • Opte por um tema, design do blog, que seja bonito e moderno, mas sobretudo funcional, intuitivo e atrativo.
  • Produza e crie conteúdos com valor, informativos, exclusivos e próprios. Quando os leitores sentem que os conteúdos foram criados para eles e que são úteis, então está a conseguir alcançar os objetivos a que se propõe um blog.
  • Aposte na aprendizagem. Gerar tráfego depende também do que sabe sobre SEO. Estude.
  • Tenha um calendário editorial (mensal e/ ou anual).
  • Possibilite aos seus leitores a oportunidade de subscrever e receber newsletters (sem spam).
  • Seja coerente.
  • Veja o blog como um investimento e não uma perda de tempo ou uma brincadeira.

Para saber mais, consulte o artigo: Como criar um blog?

Tipos de blog

  • Profissional.
  • Pessoal.
  • Corporativo.
  • De nicho.

Conclusão

O estereótipo negativo do blog enquanto diário de pessoas já está ultrapassado. Atualmente, o blog é uma forma de formação de opinião, aproximação a (potenciais) clientes e construção de autoridade das marcas. Fazem parte do marketing digital e do marketing de conteúdo, de forma mais específica, e podem contribuir para conquistar mais e novas geografias, fidelizar consumidores e impulsionar as vendas (nomeadamente online).

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