Instagram para Empresas: por que é que o seu negócio gosta do Instagram?

26 Fevereiro, 2019
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26 Fevereiro, 2019 ricardo

Instagram para Empresas: por que é que o seu negócio gosta do Instagram?

Quanto tempo é que alguém demora a decidir se vai seguir ou não a conta do seu negócio no Instagram? Apenas 3 segundos, segundo Ivo Madaleno. Faça com que seja impossível resistir ao perfil de Instagram da sua marca.

Antes de avançarmos, fique com a checklist essencial para criar a sua conta profissional.

  1. Conta comercial: no momento de criar a conta, opte pela opção comercial em detrimento de pessoal. Assim ficará com acesso a anúncios, venda de produtos, estatísticas, entre outras ferramentas.
  2. Nome de utilizador: escolha estrategicamente, uma vez que será o link de conta e a forma como os utilizadores encontrarão o seu negócio. Se já tem uma marca, o nome de utilizador costuma coincidir.
  3. Foto: utilize o logótipo da marca para facilitar a pesquisa. No entanto, também pode optar por colocar fotografia de produto ou representativa do setor em que atua como formas de promoção mais direcionada.
  4. Nome: utilize palavras-chave para aparecer nas pesquisas.
  5. Bio: explique o seu negócio e recorra a emojis e quebras de linha, por exemplo. Hashtags e menções são clicáveis. Incentivar os seguidores ou potenciais seguidores a clicarem no link também é uma boa prática no que ao Instagram para empresas diz respeito.
  6. Link: deve ser ‘user friendly’.
  7. Destaques: o objetivo dos destaques é disponibilizar tudo o que pretende realçar, desde produtos a bastidores, eventos, entre outros. Também permite arquivar Instagram Stories.
  8. Contactos: é essencial para os negócios com presença física, mas também para colocar email e telefone.

Fonte: Ivo Madaleno. Para saber mais, faça o download do ebook gratuito ‘Checklist Conta Instagram: 8 pontos para otimizar a sua conta’.

Tendências:
  1. Transparência: mais do que maximização dos resultados ou vendas, pense a sua conta para criar envolvimento com base na transparência e na confiança.
  2. Instagram Ads: Em 2018, o investimento mundial em Instagram Ads aumentou 177% comparativamente a 2017.
  3. IGTV: é a aplicação para vídeos mais longos feitos a partir de telemóveis. O IGTV permite vídeos até 60 minutos.
  4. Instagram stories: conteúdos breves e disponíveis durante 24 horas. Ficaram disponíveis em 2016 e em Junho de 2018 já eram utilizadas diariamente por mais de 400 milhões de utilizadores. Dicas: aproveite as hashtags, marque a sua localização ou do seu negócio, aproveite os anúncios, entre outras. Duram até 15 segundos. As imagens devem ter 1080×1920 pixels.
  5. Instagram shopping: Portugal também permite configurar as compras no Instagram. Outros requisitos:

– Venda de artigo físicos.

– Perfil profissional.

– Cumprir políticas de comércio do Instagram.

– Página comercial do Facebook sem restrições de país ou idade.

– Perfil profissional de Instagram associado a catálogo do Facebook: adicionar loja à página ou utilizar um catálogo no gestor de negócios.

– Aprovação da conta pelo Instagram no que diz respeito à loja ou catálogo.

– Adicionar identificações ou stickers de produtos no Instagram.

– Criar uma publicação ou história de compras.

Curiosidade

Instagram para Empresas por que é que o seu negócio gosta do Instagram-digitalgreen

Instagram para Empresas: 10 apps para usar em 2019

VSCO

Aplicação gratuita.

Permite a edição de conteúdo com uma grande variedade de filtros com elevada qualidade. Também disponibiliza filtros para compra.

Disponível para iOS e Android.

Snapseed

Aplicação gratuita.

Ferramenta de edição de fotografias. Pode editar a imagem de uma vez ou aplicar os efeitos em detalhes através de um pincel.

Disponível para iOS e Android.

Afterlight 2

Aplicação paga.

Ferramenta de edição de fotografias com filtros, texturas e quadros. Pode criar e guardar os seus próprios filtros.

Disponível para iOS e Android.

Canva

Ferramenta que permite criar todo o tipo de conteúdo para diferentes meios, desde Instagram a Facebook, LinkedIn, Youtube e blogue. Pode sobrepor texto, criar layouts, aplicar filtros, entre outras opções.

Disponível para iOS, Android e desktop.

Photoshop Express

Aplicação gratuita.

Proporciona um controlo alargado na edição de fotografias, embora com menos funcionalidades do que no computador.

Disponível para iOS e Android.

Repost

Aplicação gratuita.

Partilhar conteúdo da sua comunidade é uma estratégia crucial para impulsionar o envolvimento e criar relações. Para o fazer, basta copiar o URL da publicação que pretende partilhar e abrir o Repost no smartphone ou iphone.

A aplicação adiciona um ícone de crédito à imagem, copia a descrição e fica pronta para publicar na conta do seu negócio.

Disponível para iOS e Android.

PicFlow

Aplicação gratuita.

Cria apresentações de slides até 15 segundos utilizando as fotografias que adicionar. Também pode colocar áudio. Tem ainda a opção de aplicar efeitos visuais.

Embora seja gratuita, a PicFlow tem marca d’água ou transições extra e que podem ser removidas se comprar dento da aplicação.

Disponível para iOS.

Websta

Aplicação gratuita.

Permite:

  • Análises simples de estatísticas.
  • Agregar hashtag.
  • Pesquisar na rede social as melhores hashtags para atingir o seu público-alvo.
Preview Instagram

Aplicação gratuita com funcionalidades apenas acessíveis mediante pagamento/ compra.

Faça o planeamento do seu feed com esta aplicação. Permite organizar a sua conta, fazer agendamentos, entre outras funcionalidades.

Disponível para iOS e Android.

Pic Collage

Aplicação gratuita com produtos integrados.

Permite editar fotos, criar grelhas e montagens. Disponibiliza centenas de estilos e tamanhos de foto, filtros e texturas.

Disponível para iOS e Android.

Outras aplicações para a sua conta de Instagram

  • Pixgram: personalize um slideshow com fotografias e música.
  • Vintage 8 mm Video: grave vídeos vintage.
  • Huji Cam: edição de fotografias.
  • Inshot: editor de vídeos e fotografias.
  • Unfold: kit de ferramentas para storytelling.
  • Giphy: personalize os seus GIFs no Instagram Stories.

Para saber mais sobre marketing e estratégias digitais, visite o nosso blog.

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