Facebook Ads: as 5 métricas que deve acompanhar

12 Março, 2019
12 Março, 2019 ricardo

As métricas a considerar na avaliação de campanhas de Facebook Ads varia de acordo com o tipo de anúncio e o objetivo. Hoje, apresentamos os KPI que deve monitorizar por tipo de campanha. Não se fique pelo gerenciador de negócios.

Passo 1: Qual é o objetivo de marketing?

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Os objetivos em Facebook Ads agrupam-se em três categorias:

  1. Divulgação.
  2. Consideração.
  3. Conversão.

Antes de avançarmos para os objetivos que deve medir nos seus anúncios, vamos apenas referir as três métricas de vaidade. Ou seja, que embora sejam relevantes na análise geral, não são criticas do ponto de vista da relação entre investimento e retorno:

  1. Gostos e alcance teórico.
  2. Visualizações de vídeo e taxas de cliques.
  3. Índice de de relevância. Ou seja, a qualidade/ relevância dos anúncios.

Facebook Ads: KPI transversais aos anúncios

  • Custo por resultado: investimento médio por resultado do anúncio.
  • Montante gasto: monitorização do orçamento.
  • Frequência: número de vezes que o anúncio é mostrado, por pessoa. Idealmente, o valor não deve exceder o 2, à exceção de campanhas de conversão.
  • Resultados: número de vezes que o anúncio alcançou o objetivo definido.
  • Objetivo – a monitorização é fundamental. Relembrar o objetivo da campanha permite ir adaptando a mesma para a otimizar.

Facebook Ads: KPI para o objetivo Divulgação

  • Alcance.
  • Impressões.
  • CPM – custo por mil impressões.

Facebook Ads: KPI para o objetivo Consideração

  • Alcance.
  • Impressões.
  • Cliques.
  • CTR (Total) – Click Through Rate Total.
  • CTR (Da ligação) – Click Through Rate da ligação.
  • CPC (Total) -Custo por clique Total.
  • CPC (Da ligação) – Custo por clique da ligação.
  • CPM – Custo por mil impressões.

Adicionalmente, considere os seguintes KPI para cada tipo de campanha em particular:

  • Tráfego – cliques Individuais no anúncio e cliques na ligação.
  • Interação – interação com a publicação, custo por Interação com a publicação e visitas à sua página de Facebook.
  • Visualizações do vídeo – visualização do vídeo de 3 segundos, tempo de visualização média do vídeo, visualizações do vídeo a 50% e custo por visualização do vídeo de 3 segundos.
  • Geração de Leads – leads (Formulário) e custo por lead
  • Mensagens – novas conversas por mensagem, respostas por mensagem, custo por nova conversa por mensagem e custo por resposta por mensagem.

Facebook Ads: KPI para o objetivo Conversão

  • Alcance.
  • Impressões.
  • Cliques.
  • CTR (Total).
  • CTR (Da ligação).
  • CPM – Custo por mil impressões.
  • Compras ou Adições ao Carrinho.
  • ROAS (Return on Ad Spend).

Os anúncios do Facebook

A publicidade no Facebook é considerada uma das principais ferramentas de marketing digital na geração de leads para as empresas. Fale connosco se quiser saber mais e investir em Facebook Ads.

Fontes: Tudo sobre eCommerce e Neil Patel.

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