5 dicas de web design para construir o website ideal

18 Março, 2019
Posted in Websites
18 Março, 2019 ricardo

5 dicas de web design para construir o website ideal

Macauly Culkin, nas quatro obras que compõem ‘O Grito’ de Edvard Munch, coloca as mãos na cara enquanto dá um grito numa encenação perfeita do que um web designer sente a cada segundo que passa. Surgem novas tecnologias, nascem mais tendências e mudam as exigências dos navegadores digitais. As 5 dicas de web design são os básicos para que consiga comunicar o que pretende da melhor forma possível.

Composição, estética e funcionalidade são as três palavras-chave a reter. O web design deve procurar concretizar cada um destes elementos individual e conjuntamente. As 5 dicas de web design são os primeiros passos para atingir estes três aspetos críticos de um website moderno e que vende.

1. Inclua apenas os elementos necessário

Querer colocar tudo no momento de chegada do utilizador à homepage do website para garantir que está tudo disponível para acesso é um erro frequente. Cada informação a mais é ruído e impede que o visitante usufrua de uma experiência integrada e coerente. Quando a informação não tem de partilhar o espaço nem surge de forma excessiva tem maior potencial de retenção.

Opte por um web design minimalista e “limpo”. Os elementos devem ter espaço entre eles. A simplicidade é sempre melhor, uma vez que permite captar a atenção para o que é realmente importante.

2. Crie hierarquias visuais

Quais são os elementos que os utilizadores do seu website vêem primeiro? Para influenciar a experiência do utilizador, recorre a aspetos como dimensão e posicionamento para criar esta hierarquia visual. Mais do que incluir informação no website, pense na forma de o fazer.

A maioria dos utilizadores não lê todas as palavras de uma página de navegação nem repara em todos os elementos gráficos. Simplifique.

3. Escolha as cores estrategicamente

A cor é uma das ferramentas mais poderosas dos web designers. Todas as cores transmitem significados particulares e transportam diferentes  emoções. Qual é a identidade da sua marca? Procure a harmonia e o equilíbrio.

Amarelo: otimismo e clareza.

Laranja: amizade e alegria.

Vermelho: arrojo e entusiasmo.

Azul: confiança e força.

Verde: esperança, tranquilidade e crescimento.

Cinzento: equilíbrio, calma e neutralidade.

Para tal, crie uma hierarquia de cores, mantenha-se consistente e não opte por gostos pessoas. Pense estrategicamente.

4. Não poupe nas fotografias

As fotografias são um elemento que pode ser ou não utilizado, mas quando decide recorrer a ele garanta que o faz da forma certa. Fotografias com qualidade são poderosas. Fotografias com má qualidade colocam a presença online do seu negócio em causa.

As fotografias podem atrair a atenção, criar contraste e até guiar o utilizador no website. Monte o ambiente certo, recorra a pessoas para humanizar o negócio e seja criativo/a.

5. Facilite a navegação

A navegabilidade é a espinha dorsal do seu website. Quando pensa em funcionalidade deve pensar em navegação/ navegabilidade. Um bom website deve ser intuitivo para o utilizador. Quanto menos alguém tiver de pensar sobre como navegar no website, melhor.

Começa com a organização do seu website: o que é que as pessoas vão ver na homepage, o que é que vai ficar em páginas de navegação, o que é que terá o menu superior, quais são as opções que quer dar aos seus visitantes e potenciais clientes?

Para além das 5 dicas de web design
  • Não negligencie o mobile.
  • Garanta que a informação é fácil de ler.
  • Seja claro/a na comunicação com os web designers.

À procura do web designer certo para o seu website? Fale com a equipa da digitalgreen.

, , , ,