Website de nicho ou website generalista? Ambos ūüĒ•

27 Março, 2019
Posted in Websites
27 Março, 2019 ricardo

Website de nicho ou website generalista?

Um website de nicho aborda especificamente um segmento espec√≠fico do mercado ou tema restrito. Ao contr√°rio de um website generalista, permite trabalhar um determinado p√ļblico-alvo, √© um projeto pouco escal√°vel e trabalha palavras-chave com baixo de volume de pesquisas mensais, mas que pode gerar retornos consider√°veis.

O que é um website de nicho?

Tem a missão de trabalhar um tema ou um nicho específico, abordando temas focados em determinado tópico.

Vantagens
  • Foco em palavras-chave de long tail. Ou seja, termos de pesquisa com baixo volume de pesquisas mensais, mas que permitem conquistar uma posi√ß√£o dominante no segmento.
  • Projeto pequeno, pouco escal√°vel, mas que pode ser altamente rent√°vel.
  • Identifica√ß√£o clara do p√ļblico-alvo.
  • Cria√ß√£o de conte√ļdos atemporais.

A distinção entre website de nicho e generalista

Um website (ou um blog), por norma, trabalha um nicho de mercado. Ou seja, foca-se na segmentação de um tema mais abrangente. No entanto, um website generalista distingue-se de um website de foco pelo potencial que o primeiro tem para ser segmentado.

Como criar um website de nicho

O primeiro passo para criar um website de nicho é identificar o tema a desenvolver e que terá de ser específico. Quanto a elementos como SEO, alojamento, layout e estrutura, a lógica é a mesma que qualquer outro website.

Elementos a considerar:
  1. Selecionar o segmento de mercado.
  2. Escolher um domínio adequado do ponto de vista estratégico e um alojamento acessível.
  3. Configurar um CMS, nomeadamente o WordPress.
  4. Identificar os plugins cr√≠ticos. Destaque para:¬†Yoast SEO¬†‚Äď SEO para WordPress;¬†Contact Form 7¬†‚Äď formul√°rios de contacto;¬†Redirection¬†‚Äď direccionamentos 301 e monitoriza√ß√£o de p√°ginas de erro 404;¬†Broken Link Checker¬†‚Äst encontra links quebrados nos artigos ou p√°ginas;¬†WP Optimize¬†‚Äď otimiza√ß√£o e remo√ß√£o de conte√ļdos desnecess√°rios do banco de dados¬†WP Super Cache¬†‚Äď Plugin de cache para acelerar o carregamento das p√°ginas do website;¬†Akismet¬†‚Äď controlo anti-spam de coment√°rios em artigos.
  5. Criar conta no Google Analytics.
  6. Planear: √© essencial criar a estrat√©gia de conte√ļdo para atingir os resultados pretendidos.
  7. Pensar no link building.
  8. Promover os artigos nas redes sociais.
  9. Pensar a médio e longo prazo.

Finalmente…

À procura do caminho certo para a sua marca? Fale com a equipa da digitalgreen.

, , , ,

ÔĽŅ