Retail 4.0 – O poder do Marketing digital ao serviço do retalho
A expressão ‘retail 4.0’ está a ficar cada vez mais popular entre os retalhistas e consumidores, independentemente do setor. Da tecnologia ao design, dos serviços ao mobiliário e à moda, o presente passa por integrar pontos de venda online e offline. Mas o que é que significa a expressão ‘retail 4.0’ e qual é o poder do marketing digital no retalho em Portugal?
Sobreviver apenas com loja física na atual economia é cada vez mais difícil. Contudo, oferecer apenas pontos de venda online pode ser insuficiente para conseguir receitas que sustentem o projeto e transmitam confiança.
A velocidade de entrada de novas tecnologias no mercado, a transformação das atitudes de compra das pessoas e a intensidade da concorrência exigem novas experiências de consumo.
A velocidade da inovação exige aos retalhistas que:
- Transitem da experiência multicanal para a omnicanalidade.
- Proporcionem experiências de compra personalizadas, originais e integradas.
- Integrem pontos de venda físicos com as redes sociais, o eCommerce, marketplaces online, entre outros.
- Oferecem a mesma variedade de produtos/ serviços nos canais online e offline.
- Invistam em dois eixos-chave: criatividade e funcionalidade.
- Construam uma comunidade: a interação digital faz parte da experiência omnichannel. A utilização do conceito de comunidade enquanto ferramenta de marketing tem o potencial de aumentar a notoriedade das marcas e de fidelizar clientes.
- Colaborem com todas as partes envolvidas na cadeira de retalho, desde os fornecedores aos distribuidores, retalhistas e vendedores.
- Antecipem cenários e superem expectativas.
O que é o Retail 4.0
O ‘retail 4.0’, ou retalho 4.0., remete para a digitalização do retalho e que, à semelhança de todas as indústrias, implica desafios e oportunidades. Este processo de transformação digital é provocado pelo progresso tecnológico em que os clientes revelam um interesse crescente na articulação entre canais online e offline. O efeito é o valor que a estratégia omnicanal pode acrescentar ao negócio e para o qual o marketing digital pode contribuir ferozmente.
Objetivos a considerar:
– Eficiência operacional.
– Redução de custos na cadeia de valor.
– Relação qualidade/ preço.
– Estudar e compreender os clientes.
– Investir em analytics e big data.
– Otimizar os processo de gestão de vendas.
– Integrar marketing e vendas.
– Potenciar os programas de fidelidade.
Foco da estratégia comercial: a omnicanalidade
A preocupação do retalho, com todos os negócios que querem dar lucro, é o cliente. O importante é oferecer experiências completas e com qualidade, independentemente dos canais escolhidos para fazer as compras. O retalhista deve estar onde o cliente está e disponível quando o cliente quiser, sem esquecer que deve assegurar a entrega do produto o mais depressa possível.
Retail 4.0: o poder do marketing digital
As redes sociais e as plataformas de comércio eletrónico são essenciais para tornar a experiência de compra mais atrativa. Vantagens que os retalhistas devem procurar:
- Possibilidade de troca de um produto em loja físico mesmo se comprado na loja online.
- Interagir com a comunidade e pedir feedback sobre produtos e/ ou serviços.
- Instalar na loja física um espaço exclusivo para comprar online.
- Ter ecrãs ’touchscreen’ na loja física para aceder a uma montra virtual e experimentar o produto.
- Disponibilizar dispositivos GPS para o cliente encontrar os produtos que pretende.
- Enviar promoções específicas ou vouchers online para o cliente quando entra na loja online.
- Garantir que a loja online é mobile e responsiva.
Qual é o poder do marketing digital para as marcas?
– Utilizar estas possibilidade para criar relações com os clientes. O marketing digital ajuda a alimentar a necessidade de pertença dos consumidores e, para isso, deve trabalhar as experiências personalizadas.
Táticas para criar confiança
– Revelar o processo de fabrico dos produtos.
– Apostar em produtos locais ou nacionais.
– Estabelecer causas, nomeadamente ambientais e sociais.
– Comunicar de forma transparente.
O eCommerce em Portugal
– Quatro em cada 10 portugueses compra online (36% da população).
– Volume de negócios em 2017: 4.145 milhões de euros.
– 67.2% dos ebuyers são licenciados.
– Lisboa e região Centro são os territórios com mais ebuyers, seguidos pela cidade do Porto.
– Valor médio da compra: 51,49€.
– Principais motivos para comprar online:
- Preço.
- Facilidade de compra.
- Possibilidade de comprar sem restrições de tempo / local.
- Variedade de produtos.
– Setores mais populares:
- Vestuário e calçado.
- Equipamentos eletrónicos e informáticos.
- Livros e filmes.
- Viagens e estadias.
- Higiene e cosmética.
- Bilhetes.
- Telemóveis.
- Utensílios para o lar.
- Acessórios de moda.
- Material de desporto.
Presença em marketplaces:
– Apenas dois em cada dez esellers vende atualmente nestas plataformas.
Principais canais para pesquisa de produtos:
– Site da marca.
– Lojas físicas da marca.
– Motores de busca.
– Comparador de preços.
– Redes sociais.
– Testes comparativos de produtos online.
– Marketplaces online.
– Recomendação de amigos e familiares.
– Lojas físicas de terceiros.
– Informação em papel recebida na caixa do correio.
– Blogs.
Fonte: 3.ª edição do e-Commerce Report CTT (2018)
O ponto de encontro do retalho na Península Ibérica
O retalho em Portugal é o tema central da 1.ª edição do Iberia Retail Show. Entre 11, 12 e 13 de Abril, a Alfândega do Porto recebe fabricantes, importadores, distribuidores, retalhistas tradicionais, representantes e consultores.
Gestão e design de espaços comerciais, tecnologia e serviços no retalho, mobiliário e equipamento para espaços comerciais são as quatro áreas dos expositores. A digitalgreen estará presente como expositor nos segmentos da tecnologia e serviços no retalho, com destaque para soluções de web design e formação online. Peça o seu convite à nossa equipa de marketing.