Retail 4.0 – A influência do marketing digital no retalho em Portugal

2 Abril, 2019
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2 Abril, 2019 ricardo

Retail 4.0 – O poder do Marketing digital ao serviço do retalho

A expressão ‘retail 4.0’ está a ficar cada vez mais popular entre os retalhistas e consumidores, independentemente do setor. Da tecnologia ao design, dos serviços ao mobiliário e à moda, o presente passa por integrar pontos de venda online e offline. Mas o que é que significa a expressão ‘retail 4.0’ e qual é o poder do marketing digital no retalho em Portugal?

Sobreviver apenas com loja física na atual economia é cada vez mais difícil. Contudo, oferecer apenas pontos de venda online pode ser insuficiente para conseguir receitas que sustentem o projeto e transmitam confiança.

A velocidade de entrada de novas tecnologias no mercado, a transformação das atitudes de compra das pessoas e a intensidade da concorrência exigem novas experiências de consumo.

A velocidade da inovação exige aos retalhistas que:
  • Transitem da experiência multicanal para a omnicanalidade.
  • Proporcionem experiências de compra personalizadas, originais e integradas.
  • Integrem pontos de venda físicos com as redes sociais, o eCommerce, marketplaces online, entre outros.
  • Oferecem a mesma variedade de produtos/ serviços nos canais online e offline.
  • Invistam em dois eixos-chave: criatividade e funcionalidade.
  • Construam uma comunidade: a interação digital faz parte da experiência omnichannel. A utilização do conceito de comunidade enquanto ferramenta de marketing tem o potencial de aumentar a notoriedade das marcas  e de fidelizar clientes.
  • Colaborem com todas as partes envolvidas na cadeira de retalho, desde os fornecedores aos distribuidores, retalhistas e vendedores.
  • Antecipem cenários e superem expectativas.
O que é o Retail 4.0

O ‘retail 4.0’, ou retalho 4.0., remete para a digitalização do retalho e que, à semelhança de todas as indústrias, implica desafios e oportunidades. Este processo de transformação digital é provocado pelo progresso tecnológico em que os clientes revelam um interesse crescente na articulação entre canais online e offline. O efeito é o valor que a estratégia omnicanal pode acrescentar ao negócio e para o qual o marketing digital pode contribuir ferozmente.

Objetivos a considerar:

– Eficiência operacional.

– Redução de custos na cadeia de valor.

– Relação qualidade/ preço.

– Estudar e compreender os clientes.

– Investir em analytics e big data.

– Otimizar os processo de gestão de vendas.

– Integrar marketing e vendas.

– Potenciar os programas de fidelidade.

Foco da estratégia comercial: a omnicanalidade

A preocupação do retalho, com todos os negócios que querem dar lucro, é o cliente. O importante é oferecer experiências completas e com qualidade, independentemente dos canais escolhidos para fazer as compras. O retalhista deve estar onde o cliente está e disponível quando o cliente quiser, sem esquecer que deve assegurar a entrega do produto o mais depressa possível.

Retail 4.0: o poder do marketing digital

As redes sociais e as plataformas de comércio eletrónico são essenciais para tornar a experiência de compra mais atrativa. Vantagens que os retalhistas devem procurar:

  • Possibilidade de troca de um produto em loja físico mesmo se comprado na loja online.
  • Interagir com a comunidade e pedir feedback sobre produtos e/ ou serviços.
  • Instalar na loja física um espaço exclusivo para comprar online.
  • Ter ecrãs ’touchscreen’ na loja física para aceder a uma montra virtual e experimentar o produto.
  • Disponibilizar dispositivos GPS para o cliente encontrar os produtos que pretende.
  • Enviar promoções específicas ou vouchers online para o cliente quando entra na loja online.
  • Garantir que a loja online é mobile e responsiva.

Qual é o poder do marketing digital para as marcas?

– Utilizar estas possibilidade para criar relações com os clientes. O marketing digital ajuda a alimentar a necessidade de pertença dos consumidores e, para isso, deve trabalhar as experiências personalizadas.

Táticas para criar confiança

– Revelar o processo de fabrico dos produtos.

– Apostar em produtos locais ou nacionais.

– Estabelecer causas, nomeadamente ambientais e sociais.

– Comunicar de forma transparente.

O eCommerce em Portugal

– Quatro em cada 10 portugueses compra online (36% da população).

– Volume de negócios em 2017: 4.145 milhões de euros.

– 67.2% dos ebuyers são licenciados.

– Lisboa e região Centro são os territórios com mais ebuyers, seguidos pela cidade do Porto.

– Valor médio da compra: 51,49€.

– Principais motivos para comprar online:

  • Preço.
  • Facilidade de compra.
  • Possibilidade de comprar sem restrições de tempo / local.
  • Variedade de produtos.

– Setores mais populares:

  • Vestuário e calçado.
  • Equipamentos eletrónicos e informáticos.
  • Livros e filmes.
  • Viagens e estadias.
  • Higiene e cosmética.
  • Bilhetes.
  • Telemóveis.
  • Utensílios para o lar.
  • Acessórios de moda.
  • Material de desporto.

Presença em marketplaces:

– Apenas dois em cada dez esellers vende atualmente nestas plataformas.

Principais canais para pesquisa de produtos:

– Site da marca.

– Lojas físicas da marca.

– Motores de busca.

– Comparador de preços.

– Redes sociais.

– Testes comparativos de produtos online.

– Marketplaces online.

– Recomendação de amigos e familiares.

– Lojas físicas de terceiros.

–  Informação em papel recebida na caixa do correio.

– Blogs.

Fonte: 3.ª edição do e-Commerce Report CTT (2018)

O ponto de encontro do retalho na Península Ibérica

O retalho em Portugal é o tema central da 1.ª edição do Iberia Retail Show. Entre 11, 12 e 13 de Abril, a Alfândega do Porto recebe fabricantes, importadores, distribuidores, retalhistas tradicionais, representantes e consultores.

Retail 4.0 – A influência do marketing digital no retalho em Portugal-digitalgreen-iberia-retail-show

Gestão e design de espaços comerciais, tecnologia e serviços no retalho, mobiliário e equipamento para espaços comerciais são as quatro áreas dos expositores.  A digitalgreen estará presente como expositor nos segmentos da tecnologia e serviços no retalho, com destaque para soluções de web design e formação online. Peça o seu convite à nossa equipa de marketing.

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