Checklist para escolher o marketplace certo para o seu negócio

16 Abril, 2019
Posted in E-commerce
16 Abril, 2019 ricardo

Checklist para escolher o marketplace certo para o seu negócio

Antes de integrar a sua empresa num marketplace, garanta que o marketplace certo para o seu negócio. Explore a nossa checklist para tomar a melhor decisão.

Passo a passo:
  1. Defina objetivos claros e mensuráveis.
  2. Conheça o seu público-alvo, com destaque para as suas necessidades.
  3. Faça pesquisa de mercado: analise os diferentes tipos de mercado, procure perceber as audiências de cada marketplace e identifique as escolhas dos seus competidores.
  4. Analise os marketplaces e divida-os entre os que estão em expansão, os mais populares e os que podem abrir novas perspetivas.
  5. Atribua pontuação a cada marketplace com base nos objetivos da sua marca para entrar num marketplace.
  6. Explore cada marketplace: lojas aderentes, navegabilidade, custos, críticas e testemunhos, tipos de campanhas promocionais realizadas, entre outros elementos.
  7. Backoffice: a facilidade em colocar produtos no marketplace é um aspeto crítico, sobretudo se estiver pouco à vontade ou existir escassez de recursos humanos.
  8. Stock: quando toma a decisão de entrar num marketplace deve garantir que tem stock para conseguir dar resposta aos pedidos.
  9. Entre em contacto com o marketplace para pedir mais mais  informação. Se decidir avançar, solicite a entrada da marca no marketplace certo para o seu negócio, normalmente através do website.
  10. Considere sempre as condições de contrato.
  11. Não se esqueça de verificar as condições do marketplace: comissão dos mesmos, margens e faturação. Por norma, os preços em marketplaces são mais acessíveis.

Mais sobre a checklist para escolher o marketplace certo

  • Reputação do marketplace: pergunte sempre se é benéfico ou prejudicial associar a sua marca e imagem à do marketplace.
  • O investimento necessário: compare níveis de investimento, nomeadamente taxas e comissões.
  • O layout do website: a experiência de compra do consumidor faz a diferença no volume de vendas. Garanta que o layout permite uma experiência intuitiva, fácil e agradável.

Notas

  1. Não se atrase nas entregas.
  2. Desenvolva uma política de reclamações e devoluções. Ideal: ser sempre o mais rápido possível a responder e solucionar. Entre em contacto com o cliente para tratar de tudo.

Leia também: Marketplace: como escolher o melhor para vender os seus produtos

Para saber mais, fale com a nossa equipa.

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