O que deve avaliar antes de lançar uma loja online

23 Abril, 2019
Posted in E-commerce
23 Abril, 2019 ricardo

O que deve avaliar antes de lançar uma loja online

É o momento certo para lançar uma loja online? A questão é comum quando se decide investir num projeto de eCommerce. Saiba os pontos-chave críticos.

Se já tem um negócio e pretende criar um novo canal (digital), existem vários fatores que deve considerar para que o projeto seja bem-sucedido.

Os pontos críticos a considerar:
  1. Avalie a concorrência. Como já tem um negócio, os passos de encontrar uma necessidade e definir o mercado já estão concretizados. No entanto, é fundamental investigar os seus competidores: o que fazem, como o fazem e onde. Procure os pormenores e tente identificar os perfis dos seus visitantes / consumidores. É um passo importante para definir o posicionamento da sua marca.
  2. Trace objetivos reais e mensuráveis. Avalie o seu produto ou serviço, compreenda o funcionamento do mercado online para o mesmo e trace objetivos para o investimento que está prestes a concretizar.
  3. Defina o seu público-alvo. Vai lançar uma loja online para quem e porquê? É um canal alternativo ao negócio físico? Funcionará como uma plataforma para chegar a outros públicos-alvo?
  4. Crie uma marca. Sem descurar a identidade do seu negócio, não se limite a aproveitar tudo o físico para duplicar no online. Aproveite a oportunidade para analisar o logótipo, verificar se o tom de voz é o mais adequado, verifique a mensagem que passa e pense sempre na experiência que proporciona ao visitante.
  5. Compreenda a cultura organizacional da sua empresa. Está focada em B2B ou em B2C? O lançamento de uma loja online é o início de um processo de transformação digital ou apenas o investimento num canal de vendas adicional? A sua empresa tem recursos humanos e técnicos para gerir um projeto de eCommerce?
  6. Estabeleça um orçamento. Um projeto de vendas online deve ser pensado a médio e curto prazo. O ideal é que seja pelo menos a 5 anos para trabalhar a notoriedade, a fidelização e o retorno. Tecnologia, pessoas, marketing digital, stock e faturação são alguns dos fatores a considerar.

Mais pontos-chave quando decide lançar uma loja online:

  1. Logística. O stock é provavelmente um dos elementos mais importantes para garantir que corre tudo bem. Pense no armazenamento de produto, se for produto, mas também na preparação e expedição para os clientes da loja online. Para tal, o transporte deve ser garantido através de um parceiro. Seja criterioso/a e exigente.
  2. Métodos de pagamento. Quando define os mercados em que irá atuar, deve perceber quais são as formas de pagamento mais populares em cada mercado e adaptar a sua loja online às expectativas dos seus potenciais clientes.
  3. Apoio ao cliente. Um dos obstáculos às compras online é o serviço ao cliente. “Se não gostar como posso devolver?” e “Se não ficar satisfeito, fazer reclamação onde e como?” são questões pertinentes e que podem transmitir confiança aos visitantes caso existam lojas físicas ou políticas de devoluções e reclamações online.
  4. Plano de marketing. Para vender não basta ter uma loja online aberta e esperar que os clientes a visitem e comprem. Construa um plano de marketing digital, aloque um orçamento para investir na angariação, conversão e fidelização de clientes.

Estar online pode implicar diferentes estratégias: desde ter um website com blog ou a investir numa loja online própria, as opções são enormes. Pode também apostar num marketplace, sendo que os critérios para o escolher o certo também são inúmeros.

Para saber mais sobre qual a estratégia de marketing digital certa para o seu negócio, contacte a nossa equipa.

, , , , ,