Como criar uma loja online em 9 passos: guia completo de eCommerce

30 Abril, 2019
Posted in E-commerce
30 Abril, 2019 ricardo

Como criar uma loja online em 9 passos: guia completo de eCommerce

Ainda não sabe como criar uma loja online? Temos o guia completo de eCommerce em 9 passos para desenvolver um negócio de vendas online de sucesso.

Passo 1: Defina o tipo de negócio de eCommerce

Existem várias possibilidades e, antes de avançar com o lançamento do seu projeto, deve definir em que mercado atua:

  • B2B (Business to Business): venda para outras empresas.
  • B2C (Business to Consumer): vendas para o consumidor final.
  • C2B (Consumer to Business): disponibiliza os seus serviços ou produtos para empresas (próprio de freelancers).
  • C2C (Consumer to consumer): vendas de consumidor para consumidor.
Passo 2: Escolha dos canais de venda

Pretende vender apenas através da loja online ou adotar uma estratégia multicanal? Possibilidades:

  • Loja online como único ponto de venda.
  • Loja online e loja física.
  • Loja online e marketplaces.
  • Loja online e redes sociais.
Passo 3: Avaliação de todos os pontos obrigatórios num negócio online

A pergunta ‘Como criar uma loja online?’ deve ter resposta para alguns pontos críticos, nomeadamente:

Os pontos críticos a considerar:
  1. Avalie a concorrência.
  2. Trace objetivos reais e mensuráveis.
  3. Defina o seu público-alvo. V
  4. Crie uma marca.
  5. Compreenda a cultura organizacional da sua empresa/ marca.
  6. Estabeleça um orçamento.
  7. Logística.
  8. Métodos de pagamento.
  9. Apoio ao cliente.
  10. Plano de marketing.
Passo 4: Alojamento e domínio

Pense no seu mercado. É exclusivamente português? É europeu? É mundial? Só depois de analisar o mercado e definir onde quer atuar, escolha o alojamento e registe o domínio certo.

Verifique no site DNS ou da dominios.pt se o domínio está disponível.

Passo 5: Selecione uma ferramenta de eCommerce
  • WooCommerce.
  • Shopify.
  • Squarespace.
  • Volusion.
  • BigCommerce.
  • Magento.
  • Shopp.
  • Cart66: para venda de produtos físicos, digitais e serviços. Oferece um sistema de assinatura que permite cobrar para permitir o acesso determinadas páginas, conteúdos ou materiais em sua loja.
  • WSG: gateway que permite adicionar ao WooCommerce diversos serviços de entrega para a sua loja virtual.

Fonte: e-goi.

Passo 6: Garanta que a loja online é compatível com dispositivos móveis e responsiva.
Passo 7: Capriche no SEO.
Passo 8: Defina uma estratégia de marketing de conteúdo e faça o planeamento através de um mapa editorial.
Passo 9: Garanta que os direitos e deveres dos consumidores estão claros:
  • Política de troca ou devolução
  • Política de privacidade
  • Perguntas frequentes

Como criar uma loja online em 9 passos?

Para saber mais sobre qual como criar uma loja online de sucesso, contacte a nossa equipa.

, , , , ,