Há 15 tipos de internautas…qual é o seu ?

25 Outubro, 2019 Jean Silva

Cada internauta português faz, em média, 72 visitas à internet por dia, dedicando duas horas do seu quotidiano a este meio.

A conclusão é do estudo “Net Behaviour – Comportamento da População Portuguesa na Internet”, segundo o qual Media é o sector mais popular: média de 117 visitas mensais por internauta.

Seguem-se:

  • Classificados (80 visitas por mês),
  • Retalho (44),
  • Banca (26)
  • Turismo (25).

O estudo, elaborado pela PSE, analisa os hábitos online da população portuguesa, tendo concluído ainda que a maioria das buscas (26%) corresponde a pesquisas comparativas sobre análise de produtos e/ou serviços e respectivos preços.

 

«Em Portugal, há uma média mensal de quase 7 milhões de internautas que navegam pela internet por mais de 364 milhões de horas.

Criamos perfis comportamentais para estes internautas, arrumando-os em 15 personas e analisando a sua interacção com 11 dos principais sectores de atividade», explica Nuno Santos, Chief Analytics & Strategy Officer da PSE.

 

O estudo indica que existem 15 tipos de internautas:

The Browser

É o perfil com maior presença na Internet em Portugal, sendo responsável por cerca de 19% do total de visitas realizadas mensalmente. Não se destacam preferências, pelo que é considerado um perfil de navegação genérica;

 

Urban Professional

Maioritariamente do género masculino, residentes na região urbana, com profissões qualificadas e com ensino superior. As suas preferências de navegação indicam que a utilização da Internet é realizada numa óptica profissional. Verifica-se uma clara preferência pela navegação na Internet em horário laboral;

 

Home Rider

Internautas com profissões qualificadas e nível de ensino tendencialmente superior. Apresentam uma utilização da Internet como complemento à sua actividade profissional. Em média, por dia, realizam 41 visitas, sendo este valor inferior à média global;

 

Online Student

Jovens e na sua maioria estudantes. Na sua utilização da Internet existe uma preferência de navegação claramente superior à média global, nas temáticas Televisão e Filmes e Conhecimento Científico e Cultura;

 

Young Communicator

Jovens, maioritariamente do género feminino, com preferências de navegação em Redes Sociais e Aplicações e Chat;

 

Social

Maioritariamente do género feminino, com maior preferência pela navegação em páginas de Internet de Redes Sociais O seu número médio de visitas diárias é inferior à média global;

 

Googler

Maioritariamente do género masculino, apresentam maior preferência pela navegação a sites de Pesquisa;

 

Power User

Caracterizam-se pelo elevado volume de visitas, representam apenas 5% dos Internautas portugueses e são responsáveis por cerca de 22% do total de visitas realizadas. Estes são os Internautas que estão “sempre online”;

 

Bon Vivant

Internautas adultos e maioritariamente do género masculino. A sua utilização da Internet é realizada numa óptica de diversão/lazer;

 

High Up Generation

São adultos jovens, de ensino superior e de classe social elevada;

 

Struggling Generation

São adultos jovens, tendencialmente do género feminino, pertencentes a uma classe social inferior e com empregos menos qualificados e/ou desempregados;

 

Shopping Comparison Seeker

São adultos jovens, do género masculino, de classes sociais mais baixas e com profissões menos qualificadas e/ou estudantes. Demonstram uma clara preferência por pesquisar sobre Comparison Shopping;

 

Senior Discoverer

Internautas seniores (com mais de 55 anos) que na sua maioria se encontram reformados. Estão a “dar os primeiros passos” na Internet;

 

Night Bird

São tendencialmente internautas mais jovens e do género masculino. O seu grande factor diferenciador é a navegação durante o período nocturno.

 

Se precisa de melhorar a sua presença online, recomendamos fortemente que nos contacte.

  www.digitalgreen.pt, fale connosco.

 

Fonte: marketeer.sapo.pt

, ,