Como falar de SEO – diga adeus ao embaraço do primeiro encontro

13 Agosto, 2018
13 Agosto, 2018 admin

Dois milhões de artigos publicados todos os dias apenas pelos utilizadores do WordPress deveriam significar que já se sabe como falar de SEO. São 24 posts por segundo. Mas ainda não. Definir SEO numa linha não é fácil. E o primeiro encontro é sempre embaraçoso. Todos dizem algo sobre ele. O nome é falado em todo o lado. No entanto, permanecem as dúvidas sobre como falar de SEO.

O que é o SEO?

Definição técnica

SEO, ou Search Engine Optimization (em inglês), é o conjunto de práticas destinadas a aumentar a quantidade e qualidade do tráfego orgânico de um website, loja online, blog, entre outros canais digitais, através dos resultados nos motores de busca.

Definição sábia

SEO, ou Search Engine Optimization (em inglês), é o conjunto de práticas destinadas a aumentar a quantidade e qualidade do tráfego orgânico de um website, loja online, blog, entre outros canais digitais, através dos resultados nos motores de busca. Mas…SEO é tudo isto e muito mais. SEO é design, texto e links. SEO é processos, estratégias e trabalho colaborativo.

Acontece por via da otimização do seu conteúdo online de forma a que um motor de busca o encontre. Mais do que isso, precisa que goste de o mostrar aos utilizadores num das posições cimeiras das páginas de resultados. SEO é a magia que consegue fazer para dar destaque aos conteúdos online que produz.

Como falar de SEO

Falar de SEO é desconstruir uma relação tripartida: o motor de busca, o pesquisador e a empresa. A grande maioria das experiências digitais começa com um motor de busca. 67% de todos os cliques tão concentrados nos cinco primeiros resultados de uma página de resultados.

Leia também: SEO: dicas (ousadas) para impulsionar o tráfego e gerar resultados

O horizonte temporal deve ser sempre o longo-prazo. Otimizar o conteúdo deve considerar duas partes: os motores de busca e as pessoas. São elas que compõem a relação tripartida e que alimentam qualquer experiência. Como falar de SEO para evitar o embaraço do primeiro encontro? Considerando 6 tópicos de conversa cruciais:

– Conteúdo relevante / evergreen.

– Conteúdo visual pertinente e forte.

– Construção planeada de links e referências.

– Discurso cuidado e sem erros.

– Criatividade e sedução.

– Tempo.

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On-page SEO vs. Off-page SEO

São as duas frentes de batalha em SEO.

  • On-page SEO: refere-se a todos os fatores considerados pelo ranking do Google para categorizar uma página de navegação que está a otimizar.
  • Off-page SEO: refere-se a todas as variáveis consideradas pelo Google e que não dependem apenas de quem otimiza a página de navegação.
Tráfego orgânico

Resulta de todos os resultados (ou visitas) que ocorrem de forma não paga. Dependem, entre outros aspetos, das palavras-chave pesquisadas. Esta é apenas um das mais de 200 variáveis a considerar.

Passo a passo

  1. URL da página: a palavra-chave deve estar no URL da página.
  2. Title tag e meta-descrição: dois pontos-chave de atenção dos motores de busca. A title tag aparece no separador do motor de busca quando a página é aberta.
  3. Títulos: um bom título é capaz de vender. Utilize a palavra-chave no título. Sempre. Não se esqueça dos subtítulos
  4. Lead: ou introdução.
  5. Links: internos e externos.
  6. Apelos à ação.
  7. Diversidade de conteúdo.

Como falar de SEO – diga adeus ao embaraço do primeiro encontro

Se mesmo assim sentir constrangimento no primeiro encontro com o SEO, pode sempre optar por convidar para um sumo de maracujá. É infalível. A partir daqui é deixar que as coisas fluam naturalmente. Caso se sinta mais confortável, pode pedir aconselhamento à equipa digitalgreen.

Não deixe que os resultados do seu projeto online vá à boleia de algoritmos.

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